Pages

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Febre do Vale mata duas pessoas no interior do Ceará

Uma doença rara, conhecida como “febre do vale”, fez duas vítimas fatais em 2017, no município de Independência, no interior do Ceará. Dez casos da doença foram registrados no ano passado, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Os pacientes diagnosticados foram encaminhados e atendidos no Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Conforme a Sesa, dos dez casos, três deles atingiram moradores da cidade de Independência.
De acordo com a Sesa, um estudo está sendo realizado para saber como os casos se espalharam. As pessoas mais vulneráveis a essa enfermidade são agricultores, pessoas que cavam poços profundos e os que vivem da caça de tatu.
A febre do vale é uma infecção causada pelo fungo Coccidioides posadasii, registrada no Brasil desde a década de 1990. A região do Nordeste brasileiro, por ser semirárida, é considerada uma região endêmica desse fungo. Segundo Rita Cecília Martins Galvão, médica do município de Independência que atendeu os casos, a doença não é contagiosa. O tratamento é longo e feito à base de medicamentos antifúngicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário